Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A primeira remessa dos imunizantes da Janssen comprados pelo Ministério da Saúde chegou ao Brasil nesta terça-feira (22). No Acre, as doses serão distribuídas apenas para a capital, Rio Branco. A informação foi confirmada ao G1 pela gerente do Programa Nacional de Imunização (PNI) no Acre, Renata Quiles.
Ainda não há uma data prevista para chegada das doses no estado acreano. O imunizante contra a Covid-19 será usado para vacinação por idade, isto é, para o público geral.
Conforme a gerente, o público vacinado será o da faixa etária que estiver vigente no dia em que a vacina chegar ao Acre. Não foi informado sobre a quantidade de doses da Janssen que o estado deve receber.
Inicialmente havia a previsão do Ministério da Saúde era do recebimento de 3 milhões de doses no país, mas chegaram apenas 1,5 milhão ao Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, durante a madrugada desta terça.
De acordo com o Ministério da Saúde, este primeiro lote pode ser usado até agosto. A Janssen pode ser armazenada por pelo menos 3 meses, em temperaturas de 2°C a 8°C, equivalente a geladeiras normais.
O contrato do governo federal com a farmacêutica prevê a entrega de um total de 38 milhões de doses. Em março, quando o contrato foi anunciado, a previsão era a entrega de 16,9 milhões de doses até setembro, e as outras 21,1 milhões de doses até dezembro de 2021.
A imunização com a vacina da Janssen é feita com uma dose única, diferentemente de outras vacinas, o que permite uma imunização mais rápida. Este é o único imunizante em etapa avançada de testes que funciona com apenas uma dose.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso emergencial da vacina da Janssen no Brasil em 31 de março de 2021. Em temperaturas de -20°C ela fica estável por 2 anos.
Fonte: G1